TPM (tensão pré - menstrual) é um assunto que interessa tanto às mulheres, quanto aos homens!!! A respeito dos hormônios sexuais, os homens são mais simples do que as mulheres. A fabricação de testosterona deles começa a cair gradativamente, a partir dos 20, 30 anos de idade.
É por isso que as mulheres dizem que os homens são todos iguais, as transformações decorrentes dessa queda provoca um humor masculino, de certa forma, previsível. No caso das mulheres, a concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual.
O nível dos hormônios estrógeno e progesterona, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação. Os efeitos da TPM variam de mulher por mulher, de um modo geral são influenciados por questões hereditárias e podem piorar devido situações difíceis, como doença na família, dificuldades econômicas, divórcio e pressão no trabalho. Abaixo segue algumas perguntas respondidas pela Ginecologista DRA DENISE COIMBRA
• A TPM é uma doença?
Não. A TPM é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos, que pode alterar a qualidade de vida da mulher.
• Ela atinge mulheres de que faixas etárias?
Habitualmente, a TPM ocorre durante o menacne (período de tempo em que a mulher menstrua, que vai da adolescência à maturidade).
• Quais são seus principais sintomas físicos e psicológicos?
Os principais sintomas físicos são: dor nas mamas (mastalgia), fadiga, dor nas costas, dor lombar e membros inferiores. Os sintomas psicológicos mais comuns são: irritabilidade excessiva, nervosismo e instabilidade emocional.
• Há alguma forma de prevenir estes sintomas?
Sim. Na prevenção, podemos suprimir o pico de LH (hormônio da ovulação) com o uso de implantes de progesterona. As pílulas anticoncepcionais também são uma opção, pois ajudam no controle dos sintomas da TPM. No entanto, como não há mudança na memória hormonal este método pode não solucionar o problema de algumas mulheres.
• Existe algum medicamento capaz de combater os efeitos da TPM?
Uma forma de combater definitivamente os efeitos da TPM é suspensão da menstruação, inibindo o pico ovulatório.
• Algumas mulheres podem ter TPM durante o mês inteiro?
Mito. A tensão pré-menstrual tem esta denominação por acometer a fase pré-menstrual, geralmente de 10 a 14 dias antes da menstruação.
• Toda mulher tem retenção de líquido?
Verdade. Retenção de líquido em cérebro, mamas e abdome, traduzindo sintomas como: cefaleia, mastalgia e dor em baixo ventre.
• Pode ocorrer aumento de peso durante esse período?
Verdade. É esperada uma variação de peso em até dois quilos por: diminuição da diurese e retenção de sal e água no chamado terceiro espaço. A volta ao peso acontece após a menstruação.
• Chocolate melhora TPM?
Mito. Cria-se a compulsão por comer doces e carboidratos, mas como algumas pessoas são chocolatras, aproveitam a fase para comer mais chocolates.
• Exercícios físicos e boa alimentação influenciam diretamente na TPM?
Verdade. Os exercícios físicos liberam serotonina e endorfinas que aliviam o stress.
• Durante a TPM, acontece mesmo alteração de humor?
Verdade. Para quem sofre de TPM essa alteração é perceptível, mas para a maioria das mulheres é uma fase menos brilhante (socialmente falando).
• Mulheres ficam mais sensíveis durante a TPM?
Verdade. Por dominância da progesterona, como acontece na gestação, a mulher fica mais sensível na TPM.
• Dores de cabeça são comuns nesse período?
Verdade. Por retenção hídrica no cérebro.
• TPM não tem cura?
Mito. Sem o pico ovulatório de LH (hormônio luteinizante), pode-se mudar a memória do organismo, mantendo a mulher em amenorreia (suspensão da menstruação) com o uso de implantes hormonais de progesterona.
– www.dradenisecoimbra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário