Na madrugada do dia 14 para o dia 15 acontecerá o primeiro de uma série de 4 eclipses lunares totais, que se estende até 2015.
O fenômeno marca o momento de alinhamento entre Marte e a Terra, a Lua ficará vermelha porque a luz do Sol será filtrada pela Terra antes de chegar à Lua.
Pessoas nas Américas do Norte e do Sul poderão observar o primeiro eclipse lunar completo de 2014.
A Lua ficará vermelha por 78 minutos, já que durante um eclipse lunar total, a lua não fica completamente encoberta, ela passa para uma região mais escura na sombra da Terra, conhecida como umbra.
Na umbra, em vez de receber a luz do Sol diretamente, ela recebe a luz filtrada pela atmosfera terrestre, o que proporciona uma coloração avermelhada ao satélite. Alguns astrônomos chamam a Lua vermelha de Lua Sangrenta.
No Brasil, o fenômeno pode ser visto a partir das 3h da manhã e o eclipse total, a partir das 4h46 às 5h24, horário de Brasília. O fenômeno pode ser acompanhado a olho nu. Pequenas lunetas podem ajudar.
Um outro detalhe especial do eclipse do dia 15 será que Marte estará mais perto da Terra desde 2008. O planeta parecerá um estrela brilhante, logo acima da Lua, no lado direito.
O eclipse do dia 15 integra um evento ainda mais raro – é o início de uma tétrade, uma sequência de quatro eclipses totais consecutivos. Marque no calendário as datas desses eclipses totais, para não esquecer:
Dia 15 de abril de 2014
Dia 08 de outubro de 2014
Dia 04 de abril de 2015
Dia 28 de setembro de 2015
Segundo a NASA, entre 2014 e 2015 ocorrerão 4 eclipses lunares seguidos (tétrade lunar). Veja o vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário